Biblioteca

Vídeos – Programa Cidades Sustentáveis


Papel Social produziu coleção de vídeos focados nos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis.

O objetivo é orientar gestores públicos, em municípios de todo o Brasil, para a implantação de uma gestão pública sustentável.

O Programa tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma sustentável.

Oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana. Reúne um conjunto de indicadores, diretrizes e boas práticas de gestão pública, para que os municípios brasileiros possam implementar uma administração focada em eixos temáticos.

Os vídeos apresentam o passo-a-passo para a implantação da gestão pública sustentável. Também apresentam depoimentos de especialistas em cada um dos eixos temáticos. No total, são mais de 140 minutos de material finalizado.

A coleção foi produzida no âmbito da iniciativa pedagógica chamada Guia GPS – Gestão Pública Sustentável, lançado pelo Programa Cidades Sustentáveis.

Assista:

01- Apresentação

Vídeo introdutório ao Programa Cidades Sustentáveis e aos 12 eixos temáticos. Especialistas falam sobre o papel do gestor na mudança para uma administração sustentável.


02 – Governança

Tem o objetivo de fortalecer os processos de decisão, com a promoção dos instrumentos da democracia participativa.


03 – Bens Naturais Comuns

Ferramentas para o gestor assumir plenamente as responsabilidades para proteger, preservar e assegurar o acesso equilibrado aos bens naturais comuns.


04 – Equidade

Promoção de comunidades inclusivas e solidárias. É a dimensão social da gestão sustentável, de modo a permitir uma comunidade participativa.


05 – Gestão Local

Como implementar uma gestão eficiente, que envolva as etapas de planejamento, execução e avaliação.


06 – Planejamento Urbano

Como reconhecer o papel estratégico na abordagem das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e da saúde, para benefício de todos.


07 – Cultura para a Sustentabilidade

O desenvolvimento de políticas que valorizem a diversidade, o pluralismo e a defesa do patrimônio cultural, com o incentivo a uma visão aberta da sociedade.


08 – Educação para a Sustentabilidade

Como integrar na educação formal e não formal valores e habilidades para um modo de vida sustentável e saudável.


09 – Economia Local

Apoiar e criar as condições para uma economia local dinâmica e criativa, com acesso ao emprego e sem prejudicar o meio ambiente.


10 – Consumo Responsável

Proporcionar o uso responsável e eficiente dos recursos e incentivar um padrão de produção e consumo sustentáveis.


11 – Mobilidade Urbana

A promoção da mobilidade sustentável, reconhecendo a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade.


12 – Ação Local para a Saúde

A proteção e a promoção da saúde, buscando o bem estar dos cidadãos que vivem na cidade.


13 – Do Local para o Global

Assumir as responsabilidades globais para paz, justiça, equidade, desenvolvimento sustentável, proteção ao clima e biodiversidade.

voltar voltar

translate